<$BlogRSDUrl$>

Noticias verdadeiras (ou não) do dia-a-dia que retratam uma fatalidade mas não deixam de ser engraçadas para quem lê.

sexta-feira, maio 30, 2003

Pesquisa mostra que suor masculino relaxa as mulheres

Senhoras! Procurando um jeitinho de relaxar? Tentem cheirar o sovaco de um homem. Novas pesquisas demonstram que o suor das axilas acalma as mulheres.

Também causa alteração nos ciclos menstruais, de modo que a descoberta pode dar origem a drogas baseadas na transpiração para manipular a fertilidade feminina.

"As axilas contêm feromônios psicologicamente ativos", diz o químico George Preti, do Centro de Química dos Sentidos Monell, de Filadélfia, Pensilvânia, que dirigiu o estudo. Esses produtos químicos que causam alterações de comportamento -comuns em todo o mundo animal- são capazes de afetar o cérebro, e portanto os nossos corpos, sem que sequer o percebamos.

Por seis horas, as participantes voluntárias do teste foram submetidas a feromônios concentrados do odor do suor axilar masculino -por sorte mascarados por uma fragrância. Os níveis do luteinizing, um hormônio fundamental para o ciclo menstrual feminino, foram monitorados ao longo do teste.

O hormônio luteinizing é liberado pelo cérebro na forma de pulsos -que se tornam mais intensos e freqüentes à medida que uma mulher se aproxima da ovulação. A exposição ao odor masculino acelerou a chegada do próximo pulso hormonal, concluiu a equipe de Preti.

As voluntárias reportaram também que se sentiam menos tensas e mais relaxadas, depois de aspirar a fragrância saturada de feromônios. Ambos os efeitos podem remontar ao nosso passado, no qual os impulsos tinham papel mais importante do que têm agora, sugere o pesquisador.

Os ocupados homens e mulheres das cavernas do período da caça e migração provavelmente tinham pouco tempo para desfrutar da companhia uns dos outros. O sistema reprodutor de uma mulher das cavernas pode se ter desenvolvido para estar pronto para a aproximação de um parceiro por meio da alteração dos níveis hormonais em resposta ao odor emitido por ele, concorda Charles Wysocki, pesquisador de feronomas do centro Monell.

"As mulheres podem responder a sinais ambientais que facilitem a reprodução bem-sucedida", disse Wysocki.

O efeito de relaxamento reportado em função do odor das axilas masculinas também pode aumentar a chance de reprodução. Uma vez mais, trata-se de uma conclusão especulativa, mas uma mulher relaxada tem maior probabilidade de ser receptiva a um homem, sugere Wysocki.

"Isso apresenta uma dicotomia", diz Ivanka Savic, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, que estuda os efeitos dos feromônios sobre o cérebro. O suposto exercício da liberdade de escolha em um encontro amoroso moderno talvez fique comprometido devido às necessidades de nossos ancestrais. "Nossa biologia é primitiva, mas vivemos em um mundo sofisticado", diz ela.

A descoberta pode ser uma boa notícia para os casais que desejem maximizar suas chances de concepção. Assim que os feromônios ativos forem identificados e isolados, os pesquisadores podem adquirir a capacidade de modificá-los para produzir uma nova geração de medicamentos de fertilidade, especula Preti. Na busca por novos remédios para a infertilidade, "as pessoas vasculharam as florestas tropicais chuvosas e o fundo dos mares", diz. "Mas existem alguns produtos químicos fisiologicamente ativos muito interessantes sob as axilas".

fonte:http://noticias.uol.com.br/inovacao/ultimas/ult762u1228.jhtm
colaboração de Fabio Q.F.

Comments: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?